quinta-feira, 15 de abril de 2010

O efeito borboleta

O efeito borboleta faz parte da teoria do Caos, aqula encontra aplicações em qualquer área das ciências exactas(engenharia, física, matemática,etc.), médicas(medicina, veterinária, etc, biológicas, humanas, na arte ou religião.
Assim o efeito borboleta encontra também espaço em qualquer sistema natural, seja em áreas convencionais ou não convencionais. Existe um filme que faz referência a esta teoria, "the Butterfly Effect".
Este efeito quando restrito a uma ou duas variáveis é simples, em que a resultante de determinado cálculo, quando passa a ser dado numérico de outro, , e assim por diante, influi no seu resultado. Este efeito foi descoberto por Edward Lorentz, meteorologista e matemático americano, quando trabalhava com previsões meteorológicas e verificou a influência de pequenas alterações nos dados iniciais, nos sistemas dinâmicos programados em computador para fazerem cáculos em série.
Em 19 de Fevereiro de 1998 os computadores do sistema de previsão de tempestades dos EUA, diagnosticaram a formação de uma tempestade tropical sobre Louisiana. Um meteorologista da mesma agência, descobriu que havia uma pequena diferença nas medições executadas, detectada através da movimentação do ar em maior velocidade no Alasca. Procedeu-se a uma realimentação dos dados, refazendo-se os cáculos, previu-se que a tempestade tropical não se formaria, mas sim um tornado de grandes proporções sobre Orlando, que realmente ocorreu em 22 de Fevereiro de 1998.

Um comentário:

  1. O efeito borboleta não serve apenas às ciências exatas, ele está presente tb nas ciencias humanas. ao tentarmos modificar o nosso "tempo" presente, os pequenos bateres de asas gerarão verdadeiros "tufões" no futuro. Mahatma Gandhi foi uma pessoa que fez uso dessa teoria, ou melhor, ele era o próprio bater de asas da borboleta. Uma pessoa sozinha que provocou a queda da maior nação Imperialista da época, a Inglaterra. Gandhi provou que pequenas mudanças de atitude mudam não só uma vida, mas vidas, comunidades, países e porque não, podem mudar até mesmo o mundo. - Flor -

    ResponderExcluir