terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Como pensam os extraterrestres

clip_image001Se você fosse um membro de uma civilização alienígena tentando comunicar-se através das distâncias imensuráveis do espaço, como é que o faria? Não sendo um estranho a si mesmo, é difícil responder a esta pergunta, mas poderia lançar um palpite: Você teria, muito provavelmente, de enviar sinais de rádio, uma vez que são extremamente rápidos - viajando à velocidade da luz - têm um intervalo muito longo, e são relativamente fáceis de transmitir. A sua transmissão por rádio, além disso, provavelmente seria um sinal de banda estreita, para distingui-lo de outras transmissões em bandas vizinhas, bem como da ocorrência natural de ruído. Por outras palavras, se você quiser comunicar através do espaço interestelar, quase certamente teria de usar exactamente a mesma tecnologia que tem funcionado tão bem para nós, a distâncias muito menores da Terra: transmissão contínua de rádio na banda estreita. Não estarão alienígenas a fazer o mesmo?

Isto, pelo menos, é o que a maioria dos pesquisadores do SETI têm assumido desde os primeiros dias de há meio século atrás. Como resultado, a maioria das pesquisas SETI ao longo dos anos têm-se concentrado em encontrar precisamente este tipo de sinal - uma agulha enterrada no palheiro cósmico de ruído de banda larga. SETI @ home em si é típico, a este respeito, dedicando a maior parte do seu enorme poder de processamento para eliminação de ruído bruto de Arecibo, em faixas finas de dados onde um sinal de banda estreita poderia estar escondido.

Talvez os alienígenas, por suas próprias razões, poderiam optar por comunicar usando um tipo muito diferente de sinal. Por exemplo, em vez de enviar uma transmissão de banda estreita poderiam optar por enviar impulsos de banda larga. Estes ir-se-iam destacar contra o ruído de fundo, não porque são precisamente centrados num comprimento de onda específico, mas porque eles são muito curtos, como impulsos de energia interrompidos a intervalos. Por que os alienígenas escolheriam este método sobre o nosso? Quem sabe, afinal se não seremos nós próprios alienígenas? Podem começar a imaginar as opções tecnológicas que enfrentam. O principal é reconhecer que tal forma de comunicação é possível, e apenas possível com transmissões de rádio de banda estreita. E caso os alienígenas possam estar enviando este tipo de sinais, os investigadores do SETI devem estar na vigia para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário